A experiência que a IE quer entregar para o candidato
O Vestibular digital nunca esteve tão em alta como agora em tempos de pandemia. Devido ao distanciamento social, o vestibular digital veio para trazer inúmeros benefícios tanto para o estudante quando para a IE.
O que é um vestibular digital?
O vestibular digital acontece de maneira online propondo uma forma eficaz de avaliação realizada a distância, de forma 100% virtual, ou seja, o candidato não precisa se locomover até a instituição de ensino para realizar a prova, ele pode simplesmente fazer da sua própria casa utilizando a internet e o computador.
Como funciona o vestibular digital?
Com a facilidade de acesso à internet e a equipamentos, muitos estudantes acabam optando por essa modalidade de ingresso, com ela o estudante tem um prazo limite para resolver todas as questões, sendo que a redação do vestibular também é produzida no ambiente digital e, em alguns casos, pode corresponder à maior parte ou o todo do processo avaliativo.
Para elaboração desse modelo cabe a IE orientar o aluno, sobre alguns pontos de atenção a essa modalidade e resguardar todas as regras em seu edital, como por exemplo:
– O aluno deve conferir o funcionamento dos equipamentos, conexão com a Internet, bem como qualquer detalhe tecnológico que possa comprometer seu desempenho.
– Deixar claro o tempo de duração de avaliação, este deve ser controlado por um cronometro que encerra a avaliação logo que o tempo limite é atingido.
– Uma vez iniciada a avaliação não há como pausar ou reiniciar o mesmo processo.
– Controlar para que não ocorram meios que facilitem o processo do aluno restringindo funções de copiar e colar e, se possível caso o aluno tente alternar entre abas do seu navegador durante a avaliação, estas poderão ser fechadas automaticamente.
Quais as vantagens do vestibular digital?
Mais que a eliminação do papel e dos gastos relacionados a material, a digitalização permite otimizar a aplicação dos exames.
Os argumentos para apoiar a ideia com o olhar voltado aos benefícios gerados a IE são muitos: praticidade, redução de custos, possibilidade de aplicar mais provas simultaneamente, uso de recursos interativos etc.
Porém os pontos que devem ser ressaltados em relação aos benefícios gerados ao aluno, acredito que os principais e que devem ser considerados são:
– Flexibilidade do aluno realizar a prova em qualquer lugar
Com as questões e a redação estando online, basta o aluno ter acesso a um dispositivo e uma boa conexão com a internet para começar a prova.
Isso significa que o aluno consegue realizar os exercícios no conforto de sua casa, em uma biblioteca, em uma sala de aula da própria IE ou em qualquer outro ambiente de sua preferência. Além do mais, outro fator importante é a possibilidade de o aluno escolher o horário mais oportuno, de acordo com sua rotina e seu nível de produtividade.
Custo
O vestibular digital não demanda toda a estrutura necessária para a aplicação de uma avaliação tradicional. Nesse modelo, são eliminados os custos com equipes para aplicação de prova, com a impressão de materiais (cadernos de prova / folha de reação), para vestibulares mais concorridos a alocação de prédios e estruturas físicas, segurança etc.
Além do mais, se o aluno ainda considerar que não precisará se deslocar até um ponto específico, nem custear sua alimentação no dia da prova, verá que o corte de gastos será muito.
Modelo de Prova diferenciado
Com essa forma de ingresso é provável que IE disponibilize conteúdos em forma de vídeos, apresentações e outros recursos interativos. A digitalização permite isso, tornando o processo avaliativo mais diverso e divertido, o que ajuda a lidar com a pressão do momento, eliminando aquele cansaço de realizar apenas a leitura de folha e folhas de prova, além do mais a IE tem a vantagem de avaliar a percepção do aluno em outros âmbitos cognitivos,
Atrasos e ausências
Para evitar problemas com atrasos ou ausências no dia a avaliação, muitos alunos apostam no vestibular agendado, pois é possível priorizar as datas nas quais estarão livres de compromissos. Com a modalidade digital isso também acontece, já que o aluno como mencionado no item anterior tem a flexibilidade de escolher um momento tranquilo, bem como um local tranquilo para se concentrar nas questões.
A digitalização das provas tem aumentado e se tornado uma tendência?
Ciente disso, a CRM Educacional, antes até do acontecimento da pandemia, já vinha trabalhando e adequando seu produto para atender a essa nova forma de ingresso, disponibilizando aos seus clientes primeiramente uma vertente que possibilita a realização da redação digital, e em seguida a adequação do produto para realizar também questões objetivas de forma digital.
As IEs que adiantaram a utilização do vestibular digital como uma forma de ingresso acabaram não sofrendo tanto com os impactos do COVID em sua captação, pois tiveram tempo de trabalhar sua adequação ao processo em relação a estrutura.
Para IEs que não trabalhavam com essa modalidade, com o cenário de distanciamento social, viram-se com um impasse no momento de captação, rendidas e sem ter como aplicar o processo de avaliação tradicional, sem alternativas para contornar a situação, muitas buscaram a CRM Educacional para obter ajuda, que prontamente disponibilizou seu time para treinar e capacitar seus clientes que até então não eram ainda adeptos a modalidade e além disso para IEs que não eram clientes da CRM Educacional, ela disponibilizou uma alternativa, cedendo seu próprio recurso afim de que estas instituições não sofressem impactos em sua captação, colocando em pratica acima de tudo o lema de “diminuir a distância entre as pessoas e sua evolução, por meio da educação”.
A aceitação da modalidade pelos alunos foi tamanha, que as instituições hoje relatam que mesmo passando o momento do COVID e o distanciamento social permanecerão captando com a forma de ingresso digital e este sem dúvidas é o cenário do futuro, prova disso é inclusive o fato do próprio Enem estar se preparando e se adequando para ser realizado na integra como digital
(https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/enem-tera-provas-online-e-sera-100-digital-ate-2026/) até o ano de 2026.