O processo evolutivo de desenvolvimento da sociedade
A principio, é importante ressaltar que a especiação compõe um dos principais fundamentos da evolução. Tal termo exemplifica o processo evolutivo pela qual as espécies se formam, por intermédio da evolução do isolamento reprodutivo entre duas ou mais populações.
Esse tipo de evolução tem correlação com o processo de transformação, sendo ele uma transformação gradual, no caso a Anagenese, ou pela divisão de uma nova espécie, Cladogense.
A anagenese, foi explicado, primeiramente por Lamarck, em que ele acreditava que toda e qualquer espécie se transformariam ao decorrer do tempo, na qual o individuo passaria do menos complexo para o mais complexo, portanto de uma forma linear. Após algum tempo, Darwin criou a proposta, onde além de ter-se a anagenese, teria-se ,também a cladogenese. Tal sentença, significa que as espécies se dividiriam originando duas ou mais descendentes, criando a partir disso a teria de uma ordem natural hierárquica de genealogia das especies.
А ideia de especiação
Dessa forma , a ideia de especiação começou a tomar forma, pois já criavam-se teorias de que as espécies se dividem. Portanto, sabendo que a especiação significa a evolução do isolamento reprodutivo entre duas populações, é possível classifica-las de diversas formas, uma delas é por meio do tipo de diferença, ela pode ser morfológicas, comportamentais ou reprodutivas.
Além disso, o tipo de isolamento reprodutivo pode ser pré-zigotico, quando, por exemplo, duas espécies tem comportamentos diferentes no cortejo, na escolha de parceiros ou tem épocas diferentes de acasalar. Pode ser, ainda, pós-zigotico, quando duas espécies cruzam, mas prole hibrida tem baixa viabilidade ou fertilidade. Porém essas diferenciações surgem devido a uma relação geográfica, sendo ela de forma, alopatrica, parapatrica ou simpátrica. A primeira variedade, corresponde a uma espécie que evolui solada geograficamente da sua ancestral, na qual uma ou mais populações se separa das demais, essa separação pode ocorre por diversos fatores, como uma barreira física, a exemplo uma cadeia de montanhas ou um rio, por outro lado pode haver uma migração para um novo local de forma ativa.
A paripátrica acontece quando uma espécie evolui em uma população geograficamente contigua a espécie ancestral. E também tem a simpátrica, na qual a espécie evolui no mesmo âmbito da sua ancestral.