A importância da educação em nossas vidas
No livro Educação: um tesouro a descobrir, em especial capítulo 4, o autor Jacques Delor aponta que a educação não só pode ser considerada uma forma quantitativa de conhecimento, mas também pode tornar a quantidade uma importante qualidade de conhecimento.Jacques Delors firmou uma ordenação de diretrizes para orientar a educação. Para o autor, a educação oferece amplas oportunidades para a vida das pessoas, independente de sua fase de vida.
Para o autor, a educação consiste em quatro pilares essenciais, a saber, o desenvolvimento individual e coletivo do conhecimento e da civilização.
Os quatro pilares da educação:
Delors menciona os quatro pilares básicos da educação, os três primeiros conduzindo ao quarto: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver Juntos e Aprender a Ser.
O objetivo dos pilares de acordo com o autor, é ir além do ponto de vista genuíno da educação como ferramenta, como obter o resultado da aquisição de habilidades, e começar a considerar sua verdadeira função, ou seja, buscar a realização como pessoa como um todo e, por fim, até o último pilar.
O Aprender a Conhecer; promove o controle dos instrumentos da compreensão e aprendizagem. O autor enfatiza que aprender para conhecer supõe, antes tudo, aprender a aprender, sempre exercitando a atenção, a memória e o pensamento.
Tal tipo de aprendizagem contribui para a motivação da sede de conhecimento das pessoas e estimula a consciência crítica e a compreensão da realidade a partir da autonomia individual. A cultura é muito importante para a formação da cultura comum e da cultura especializada, portanto a ciência é muito importante para o desenvolvimento.O Aprender a Fazer; está focado na formação. Aprender a fazer está conectado, a formação profissional dos indivíduos e o conhecimento prático de tarefas específicas a serem realizadas.O autor distingue a distância entre fazer tarefas e fazer ações. Para Delors, aprender a fazer é um importante pilar da educação, pois permite que as pessoas atuem no mundo.
Aprender a Viver Juntos; o autor salienta que essa aprendizagem é um dos grandes desafios da educação. Até certo ponto, cabe a ela cultivar o conhecimento social, aceitando seus valores e promovendo a tolerância. É considerado o pilar que convém resolver problemas e aflições pacificamente e fortalecer uma compreensão dos outros, da cultura e de outras maneiras de ver a vida. Assim também como participar de todas as atividades humanas com outras pessoas, sendo cooperativo.
Aprender a Ser; o fundamento que constitui os demais pilares. Tal aprendizagem de acordo com Delors, colabora no desenvolvimento global do indivíduo tanto espírito quanto corpo. Todos devem se dar bem no físico, mental, pensamento e sensibilidade, consciência estética e auto-responsabilidade, porque quando nos damos bem, isso se reflete em nossas ações e comportamento.Os rostos contidos na educação são essenciais para o desenvolvimento e a evolução do ser humano, capaz de atuar com dignidade e príncipios em um ambiente social. O desenvolvimento de seus talentos, competências e habilidades é essencial para esta disciplina, sobretudo para a sociedade.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Quatro_pilares_da_educa%C3%A7%C3%A3o