Aço em nossas vidas
A lata se trata de um material rígido formada por uma folha-de-flandres, podendo ainda ter uma camada de verniz, de forma que confira maior proteção ao alimento. O verniz funciona preservando a aparência do conteúdo, melhora aparência interna e externa da embalagem, diminui custos além de aumentar a vida útil de prateleira do alimento. Vale ressaltar que o tipo de verniz também precisa ser adequado de acordo com o conteúdo, para isso é necessário conhecer como é a acidez do alimento, se há presença de enxofre no alimento, tipo de estampagem que a embalagem será submetida e o tipo de tratamento térmico que será utilizado.
A folha-de-flandres é um material constituído de uma lâmina de aço revestido por duas faces de estanho puro, em alguns casos as folhas podem ser revestidas também por uma camada de verniz, processo de cromagem, fosfatização, etc. A composição da lâmina de aço contida na folha-de-flandres permite uma alta durabilidade além da deformação do material para estampagem sem que o mesmo se rompa.
O estanhamento da folha de aço proporciona o isolamento da atmosfera, da superfície do material, resultando em um aparecimento de ferrugem de forma mais lenta além de isolar também o produto do material interno da embalagem.
Os aços na indústria de alimentos são classificados de acordo com sua composição química e dureza. Os mesmos são escolhidos de acordo com a natureza química do conteúdo. Já as folhas-de-flandres são classificadas de acordo com a qualidade: qualidade padrão (QP), qualidade segunda (QS), qualidade terceira (QT). A produção nacional destas folhas não é capaz de abastecer todo o mercado interno, sendo assim necessário a importação de países como EUA, Canadá, Japão, Inglaterra, França.
Em diversos países as latas são padronizadas em seu tamanho com o intuito de não enganar o consumidor. No geral as latas são cilíndricas com extremidades planas, esta forma apresenta maior resistência a pressão assim como na sua fabricação, manuseio, enchimento, fechamento e rotulagem. Há ainda outros formatos de embalagens como é o caso das sardinhas que são retangulares e para frios como presunto, tendo embalagens ovais.