O surgimento do conceito de como manter a saúde
Na antiguidade, a saúde era frequentemente referida à divindade se a pessoa estivesse em bem-estar físico significava um dom e a doença era concebida como um castigo dos deuses. No Brasil, a saúde pública evoluiu drasticamente, com a chegada da família real, em 1808, e foram criadas as primeiras faculdades de medicina do Brasil. Melhorias na assistência à saúde pública foram feitas a partir do regime militar, nesse período houve uma reforma na estrutura da saúde pública, criando o SUS.
O SUS foi criado com o objetivo de atender as pessoas por meio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a implementação integrada de ações assistenciais e preventivas que incluem ações de vigilância à saúde, vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador e assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. Hoje é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Vai desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
O conceito de saúde, como direito à cidadania, estava expresso na Constituição Brasileira de 1988, inciso II, nos artigos 196, 197, 198 e 199. Estes abordavam o conceito de saúde sob o ponto de vista político, econômico e social. Foi ampliado o direito do cidadão à saúde a partir da legislação previdenciária, e dada relevância pública aos serviços de saúde, conforme descrito no artigo 1996: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido por meio de medidas políticas, sociais e econômicas destinadas a a redução do risco de doenças e agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação .
O surgimento da psicologia da saúde
O surgimento da psicologia da saúde resulta da evolução de modelos de compreensão do processo saúde-doença, decorrentes das revoluções em saúde, que avançam na perspectiva psicossocial. Saúde é entendida em seu sentido mais amplo, ou seja, como o estado integral de bem-estar e não apenas a saúde física com a qual o termo saúde é tradicionalmente identificado. Inclui sentir-se bem, tanto consigo mesmo quanto nos relacionamentos e papéis que desempenhamos em nossas relações com os outros e com o meio ambiente. Saúde bem-estar ou vida nas três dimensões que constituem a natureza humana: biológica, psicológica e social, e dados quais, combinado ou integrado, estabelece a principal aspiração do ser humano e o ideal ou protótipo de felicidade hoje. Com base nesse pensamento, a saúde entendida como realidade total e integrada, é possível encontrar de acordo com a origem e o desenvolvimento do novo campo aplicado da psicologia da saúde.